O Rio Grande do Sul se movimenta rumo à etapa estadual da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que terá como tema as mudanças climáticas.
A Comissão Organizadora Estadual (COE/RS), coordenada conjuntamente pela Secretaria do Meio Ambiente e Ibama, anuncia para os dias 8 e 9 de março a realização da plenária da etapa estadual da CNMA, em Porto Alegre, no Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha Almir Azeredo Ramos (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho-Harmonia).
A etapa estadual da Conferência pretende contribuir para a construção da política e do plano nacional de mudanças climáticas e estará promovendo a discussão do assunto a partir do texto-base elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, que enfoca os aspectos científicos, o regime internacional, a educação ambiental e a posição do Brasil diante das alterações do clima.
A participação dos diversos setores representativos da sociedade é fundamental para o fortalecimento dos Sistemas Estadual e Nacional do Meio Ambiente. A Conferência Nacional e suas etapas estaduais se constituem em momento adequado para absorver as manifestações advindas da população.
Dessa forma, o engajamento das 27 instituições e entidades que compõem a COE/RS, representando a sociedade civil, as comunidades tradicionais, os povos indígenas, além dos setores empresarial e governamental, é imprescindível no sentido de mobilizar suas redes para a plenária da etapa estadual.
A etapa da CNMA no Rio Grande do Sul contará, ainda, com o apoio institucional e financeiro de empresas públicas e privadas. Estão confirmados os apoios financeiros da Copesul, CREA/RS e Corsan.
O secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, presidirá a etapa estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente.
(Ascom Governo do Estado do RS, 10/01/2008)