Projeto tem a proposta de desenvolver a consciência ambiental entre os estudantes
Gramado - Um telhado que parece um jardim foi implantado em um quiosque de Gramado e tem encantado os moradores pelo visual diferente e colorido. O telhado ecológico, também chamado de telhado vivo ou ecotelhado, está instalado na praça da Escola Municipal Doutor Carlos Nelz (Caic), localizada no bairro Moura. Desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o ecotelhado é formado por aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações, com impermeabilização e drenagem. Com a proposta de desenvolver a consciência ambiental entre os estudantes, o projeto também será implantado na Escola Municipal Presidente Vargas ainda este ano.
O quiosque com o telhado ecológico integra um projeto amplo, com o apoio da Secretaria de Educação, e envolveu os estudantes da escola, que ficaram responsáveis pelo plantio de flores e árvores junto à praça. O técnico paisagista do Horto Municipal Márcio Pottratz argumenta que, com a atual consciência ecológica e a preocupação com a qualidade do meio ambiente, surge uma tendência de estímulo e apoio à implantação de novas coberturas com vegetação. “Com este intuito, tivemos a ousadia de elaborar o telhado vivo na Praça do Caic, pelo fato desta área ter um propósito de educação ambiental”, aponta Pottratz.
O Secretário do Meio Ambiente, Vitor Volk, observa que “este tipo de instalação permite a formação de micro-ecossistema no telhado, com vários tipos de plantas, borboletas, pássaros, atraídos por esse jardim suspenso’’. Pottratz acrescenta que o ecotelhado possui vantagens que os telhados convencionais não têm. “Melhora as condições de conforto termo-acústico e paisagismo das edificações, reduzindo a poluição ambiental’’, enfatiza.
(Jornal NH, 10/01/2008)