A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, na noite desta quinta-feira (10/01), alertas de chuva forte em sete estados e no Distrito Federal.
Segundo a secretaria, o forte aquecimento diurno, na quinta, e a aproximação de uma nova frente fria formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no oeste e sul gaúchos. Nesta sexta (11/01), a frente fria desloca-se pelo Rio Grande do Sul, mantendo o risco de temporais isolados com queda de granizo em todas as regiões do Estado.
Hoje, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul organizou áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva no centro-sul de Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.
De acordo com a Sedec, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 70 quilômetros por hora, particularmente no centro-norte de Mato Grosso; Zona da Mata, leste, centro e oeste de Minas Gerais; norte e região serrana do Rio de Janeiro e centro-norte de Goiás.
Os alertas preventivos emitidos para os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas tiveram como base informações do Cptec.
(Agência Brasil, 10/01/2008)