O Fórum de Entidades que acompanha a tramitação do projeto que atualiza o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) ouviu, nesta quarta-feira (09/01), palestra da arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) Gládis Weissheimer sobre o Capítulo 5 da proposta de lei que trata dos Projetos Especiais. A atividade foi realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Gládis falou sobre os conceitos e os objetivos dos Projetos Especiais para o avanço do PDDUA. Segundo ela, a finalidade da proposta diz respeito às construções de grandes empreendimentos e ao parcelamento do solo da cidade. "Os Projetos Especiais representam as excessões da regra que estabelece as concessões para edificação de estruturas", explicou.
De acordo com a arquiteta, as exceções baseiam-se nos projetos de grande impacto como os shopping centers. "Nestes casos, a análise para concessão da prefeitura deve ser mais completa e os critérios mais rígidos do que quando se trata da construção de uma loja comercial", exemplificou.
A vereadora Neuza Canabarro (PDT) coordenou os trabalhos que foram acompanhados por mais de 30 entidades. A vereadora Sofia Cavedon (PT) também esteve presente. As próximas reuniões do Fórum serão realizadas nos dias 16 e 23 de janeiro.
(Por Ester Scotti, Ascom CMPA, 10/01/2008)