Aumento da potência em Lajeado beneficia toda a região
Governadora Yeda Crusius e outras autoridades devem participar do evento que ocorre amanhã, na prefeitura
Lajeado - A governadora Yeda Crusius, a diretoria do Grupo CEEE e a Prefeitura de Lajeado assinam amanhã (11), às 15h, na sede do Executivo municipal, o contrato para a construção de obras de energia elétrica na região do Vale do Taquari. O evento também deve contar com a presença do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade; do presidente do grupo, Delson Luiz Martini; do diretor de Transmissão da empresa, José Francisco Pereira Braga; da prefeita Carmen Regina Cardoso; dos secretários municipais; além de empresários e dirigentes sindicais da região.
O diretor de Transmissão do Grupo CEEE explica que o projeto é integrado por obras de adequação da subestação (SE) Lajeado 2 e pela construção da linha de transmissão (LT), de 230 quilovolts. Segundo Pereira, a LT Passo Real-Cidade Industrial vai ser seccionada junto à derivação do ramal Lajeado 2-Cidade Industrial, criando duas novas linhas, a Passo Real-Lajeado 2 e a Lajeado 2-Cidade Industrial, ambas de 230 quilovolts. Braga diz que a nova linha, com uma extensão de cerca de 13,5 quilômetros, possui estrutura de circuitos duplos trifásicos vertical e vai utilizar a mesma faixa de servidão do ramal hoje existente.
"A obra proporcionará maior confiabilidade ao sistema de fornecimento que atende a cidade de Lajeado e o Vale do Taquari", ressalta Braga, informando que a maior parte dos serviços vai ser realizada sem a necessidade de desligamentos. O superintendente regional da AES Sul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, Carlos Alberto Vogt Rocha, confirma a afirmativa de Braga.
"Vamos ter condições de distribuir a energia com mais qualidade", diz. Ele acrescenta que o aumento da capacidade e da distribuição mantém em bons níveis o abastecimento no Vale, mesmo com o crescimento regional.
Consumo
A prefeita Carmen Regina considera fundamentais as obras da CEEE no município e região, que é listada hoje como uma das três economias mais dinâmicas do Estado. "Vale lembrar que toda a rede de energia do Vale do Taquari é interconectada. O reforço que está sendo feito vai beneficiar toda a infra-estrutura da região", diz ela, destacando que 42% da economia é proveniente da área industrial.
"Sediamos importantes unidades do segmento da alimentação no Rio Grande do Sul. Em Lajeado estão localizadas duas grandes empresas de processamento e beneficiamento de aves e suínos, a Eleva e a Minuano. Além disso o município possui fábricas de caramelo (Florestal e Docile) e refrigerantes (Fruki). E mesmo que não tenhamos falta de energia, é importante suprir, antecipadamente, o fornecimento", comemora.
Investimento
Segundo o presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, as melhorias, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2008 e investimentos da ordem de R$ 10,8 milhões, fazem parte do Plano de Investimentos da companhia. O programa destina mais de R$ 320 milhões em obras de distribuição e transmissão de energia elétrica, com uma série de benefícios, não apenas aos 72 municípios da área de abrangência de concessão da CEEE Distribuição, mas a todo o Rio Grande do Sul.
A região de Lajeado, por exemplo, é atendida pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão (CEEE GT), a empresa do Grupo CEEE responsável pela infra-estrutura do sistema de transmissão no Estado e que realiza importantes projetos. "O nosso programa de investimentos é indispensável para melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica e garantir a chegada dos grandes empreendimentos que se instalam no Estado", diz Martini. Ele anuncia que na próxima semana a empresa entrega à comunidade da Serra Gaúcha a duplicação da subestação de Garibaldi, beneficiando a população daquela região.
(Por Fernando C. Vieira, O Informativo do Vale do Taquari, 10/01/2008)