Autoridades sanitárias americanas advertiram nesta quarta-feira (9) sobre o risco de a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, se espalhar pelos Estados Unidos, e pediram maiores esforços para combater a doença.
"Uma aparição estendida da dengue nos Estados Unidos é uma possibilidade real", afirmou o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, em um comentário publicado no Journal of the American Medical Association.
"A dengue está se convertendo num problema muito mais sério ao longo da fronteira Estados Unidos-México", afirma o texto, co-redigido pelo cientista David Morens.
"Apesar de a doença atualmente ser mínima nos Estados Unidos, o aquecimento global e os pobres esforços para controlar as populações de mosquitos responsáveis pela dissiminação da doença podem acelerar sua propagação para o norte do país", indicam os especialistas.
"Em todo o mundo, a dengue está entre as doenças infecciosas que ressurgiram, com 50 a 100 milhões de casos por ano e 22.000 mortes", recordaram.
(
Ambiente Brasil, 10/01/2008)