Em uma ação coordenada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Batalhão Ambiental da Brigada Militar interditou ontem (09) à tarde o condomínio Recanto da Figueira, em construção às margens da Estrada do Mar (RS-389), em Arroio do Sal.
A ação ocorreu devido a um sítio arqueológico, de cerca de mil anos e com possibilidade de ter pertencido a índios tupis-guaranis. Foram encontradas peças de cerâmica e pedaços de utensílios.
A Fepam multou em cerca de R$ 13 mil a empresa Telmo LM dos Santos Companhia Limitada, responsável pelo Recanto, por não ter licença ambiental. A autorização foi suspensa em novembro de 2006, e não foi apresentada liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para averiguação e resgate.
O sítio, segundo o coordenador da Fepam no Litoral Norte, MattosAllem Roxo, foi descoberto em setembro. Ele explica que, apesar do responsável pela obra alegar ter um plano de recuperação de área, o alvo da multa e da interdição seria pelo fato de não ter um resgate do sítio arqueológico.
(Zero Hora, 10/01/2008)