A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), informa que Porto Alegre não é área de transmissão de febre amarela. Muitas pessoas estão procurando os postos de Saúde da Capital para vacinação contra a doença. Na quarta-feira (09/01) pela manhã, cerca de 250 pessoas estiveram no Centro de Saúde Modelo buscando imunização contra a febre amarela, sendo que muitas delas não vão viajar para as áreas de risco.
De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT), enfermeira Maria de Fátima de Bem, as pessoas só correm o risco de contrair a febre amarela quando se deslocam para áreas onde a doença é endêmica (regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil). "A vacina não faz parte da rotina de imunizações em Porto Alegre. Ela é recomendada para pessoas que viajam para áreas de risco", explicou.
A coordenadora ressaltou que a vacina deve ser feita pelo menos dez dias antes da viagem e dá imunidade por dez anos. "As pessoas que residem ou viajam para as áreas de risco de contaminação da doença devem fazer um reforço a cada dez anos também", frisou.
Sintomas e transmissão
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda de curta duração (no máximo dez dias) e de gravidade variável. Há dois ciclos de transmissão: o silvestre (ocorre entre primatas não-humanos, em que o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano.
Dependendo da gravidade do caso, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias de gengivas, nariz, estômago e intestino. A transmissão se dá pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
Tratamento e prevenção
Não há medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.
A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É administrada em dose única a partir dos nove meses de idade e é válida por dez anos. Deve ser aplicada dez dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença.
Pontos de vacinação para febre amarela em Porto Alegre
De segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h:
- Centro de Saúde Modelo (Avenida Jerônimo de Ornellas, 55, fone 3289-2555); Centro de Saúde IAPI (Rua Três de Abril, 90, fone 3341-6333); Unidade Básica de Saúde Tristeza (Avenida Wenceslau Escobar 2442, fone 3268-8703).
- Aeroporto Internacional Salgado Filho (fone 3326-1598), das 8h30 às 12h.
A lista de destinos onde é exigida ou recomendada a vacinação contra febre amarela pode ser obtida no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 10/01/2008)