O Núcleo de Policiamento Ambiental da Polícia Militar apreendeu 120 quilos de pescado no Município de Poxoréo em sua última operação realizada no final de semana. A fiscalização foi ostensiva no distrito de Jarudore. Seis pessoas foram detidas e encaminhas para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), além de apreensão de materiais de pesca e apreensão de um veículo.
Conforme o comandante do Núcleo de Policiamento Ambiental, tenente Osmário Cícero de Oliveira Junior, a região conhecida por "água emendada", seria alvo de investigações da polícia contra crimes ambientais. Ele comentou que as diligências começaram na sexta-feira (4) e acabaram no último domingo (6).
Entre os pescados apreendidos, contam as espécies: pintado, piraputanga e cachará. O material foi doado para uma entidade de caridade da Vila Operária e Casa Esperança, que cuida de moradores de rua do Município.
De acordo com o comandante do Núcleo de Policiamento Ambiental de Rondonópolis, haverá policiamento terrestre e aéreo em toda a extensão do Rio Vermelho e afluente da região Sul do Estado nos próximos dias. Ele informou que para a operação contará com o apoio do Grupamento Aéreo, o qual utiliza o helicóptero da PM para monitorar a retirada de pescado do rio.
Na última operação trabalharam quatro policiais do sistema ambiental da PM. Ainda segundo informações do tenente Osmário, a operação foi desencadeada tendo em vista o período da Piracema na bacia do Paraguai. A proibição se estende até o dia 29 de fevereiro de 2008. Pescar em Mato Grosso é crime e o infrator pode ser multado em até R$ 100 mil e preso por até três anos.
(Por Thiago Itacaramby, 24 Horas News, 09/01/2008)