A suspeita de que a febre amarela tenha provocado a morte de três pessoas este ano no centro-oeste do Brasil faz os moradores do noroeste do Estado procurarem pela vacina. Na região gaúcha, no início da década, houve registro do vírus do tipo silvestre e mortandade de bugios.
Desde 2001, a imunização contra a doença faz parte do calendário de vacinas para os bebês a partir dos nove meses. Em Santo Antônio das Missões, onde bugios morreram há cerca de sete anos, 15 pessoas se vacinaram entre o dia 2 e ontem. A secretária de Saúde, Elizabeth Flores Lucero, estima que cerca de 80% da população esteja vacinada. A presença do vírus no município não é constatada desde 2001.
Em Itacurubi, houve mortandade dos animais em agosto, mas exames deram negativo para a doença. Mesmo assim, a suspeita fez a prefeitura vacinar moradores novos e realizar palestras. A busca pelas doses aumenta também em cidades onde não houve circulação de vírus. Em Santo Ângelo, 20 pessoas receberam a dose ontem. São moradores que viajarão para o centro-oeste do país ou para o Exterior. Edemauro Herter, 37 anos, a mulher dele, Patrícia, 31 anos, e a filha Fernanda, três anos e nove meses, se vacinaram antes de viajar.
- Sairemos tranqüilos - diz Herter.
(Por Silvana de Castro, Zero Hora, 10/01/2008)