A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, que dura no máximo dez dias, causada pelo Arbovírus do gênero Flavivírus e que ocorre na América do Sul e na África. Sua transmissão se dá pela picada de mosquitos transmissores infectados, mas não de pessoa para pessoa. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). Não existe tratamento específico para a febre amarela.
O paciente, sob hospitalização, deve manter repouso com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Casos que não recebem assistência médica podem levar à morte. A única forma de evitar a doença é a vacina, que é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada dez dias antes de uma viagem para as áreas de risco de transmissão.
A vacina pode ser ministrada a partir dos nove meses de idade e é válida por dez anos. No entanto, está contra-indicada a gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e alérgicos a gema de ovo. A vacinação está indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco, onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).
De acordo com as informações disponíveis no site da Anvisa, parte do Rio Grande do Sul é considerada área de risco para a doença.
(Correio do Povo, 10/01/2008)