O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou ontem (09)que 52 municípios da região Noroeste, onde há circulação viral da febre amarela em macacos (bugios), serão alvo de campanha de intensificação da vacinação contra a doença. A secretaria desenvolve campanhas de vacinação nessas localidades desde 2001, e a estimativa é que 80% dos cerca de 530 mil moradores tenham sido imunizados. 'A idéia é vacinar crianças com menos de 9 meses e todas as pessoas que ainda não foram imunizadas', disse. A vacina tem validade por dez anos.
Terra alertou ainda que todas as pessoas que pretendam viajar para as zonas endêmicas devem receber a vacina, no mínimo, dez dias antes da partida, tempo que leva para começar a imunização. Em Porto Alegre, ela está disponível no Aeroporto Internacional Salgado Filho, no Posto de Saúde Modelo e nas unidades de saúde da Tristeza e da Vila IAPI.
Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da febre amarela circula nas regiões Norte e Centro-Oeste, em Minas Gerais e no Maranhão. Também são consideradas áreas de transição e risco potencial Oeste do Piauí, Oeste de São Paulo, Oeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina, Sul da Bahia e Sul do Espírito Santo.
A febre amarela despertou a atenção das autoridades da saúde depois da morte de macacos em Goiás e no Distrito Federal, próximo de áreas urbanas. Quatro pessoas com suspeitas da doença morreram nos últimos dias, duas que moravam em Brasília, uma em Goiânia (GO) e outra em Maringá (PR). Mas, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não há risco de epidemia. 'A doença está distante dos centros urbanos. Os casos suspeitos são todos da forma silvestre da doença', explicou.
(Correio do Povo, 10/01/2008)