Um paciente internado em Maringá (PR) com sintomas compatíveis aos da febre amarela morreu nesta madrugada. A Secretaria de Saúde do estado analisa as causas da morte.
O homem, de 47 anos, esteve na cidade goiana de Campos Novos e retornou ao Paraná no dia 1º. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Vera Drehmer, ele começou a sentir os sintomas no dia 4 e foi internado no dia 7 – o que equivale ao período de incubação do vírus da febre amarela.
“Em nenhum momento, os médicos identificaram febre amarela, mas como ele apresentou quadro de síndrome íctero-hemorrágica (hemorragia no fígado) e esteve em uma área de risco, não podemos descartar a hipótese”, explicou Drehmer.
Ainda segundo a superintendente, as suspeitas mais fortes são de dengue, leptospirose ou hantavirose. “Pedimos exames de todas as doenças que apresentam essa síndrome, mas nada específico sobre febre amarela”, alegou.
O diagnóstico sobre os exames para essas doenças deve sair em aproximadamente três dias. De acordo com Drehmer, o Paraná não notificou casos de morte de macacos que possam levantar suspeitas de febre amarela na região.
(Por Mariana Jungmann, Agência Brasil, 09/01/2008)