A Panasonic, a Sharp e a Toshiba se uniram para criar a empresa Electronics Manufacturers Recycling Management (MRM), que fornecerá serviços de reciclagem de eletrônicos a outros fabricantes, Estados e autoridades governamentais dos Estados Unidos.
No País, não há diretrizes sobre o assunto - logo, facilidades como kits de reciclagem não existem. A Sony, por exemplo, criou seus próprios aparatos, mas apenas para seus produtos.
Recentemente, o Estado de Minnesota promulgou novas leis que especificam a reciclagem de eletrônicos. A MRM já opera no Estado. Nos primeiros cinco meses de atuação em Minnesota, a MRM coletou 750 toneladas de produtos usados.
“Acreditamos que criar uma empresa independente para administrar programas de reciclagem de eletrônicos é a melhor forma de alcançar o que é necessário para criar um sistema sustentável para estes produtos”, declara o presidente da MRM, David Thompson.
A empresa já tem acordos de reciclagem com a Hitachi Electronics, JVC, Mitsubishi, Philips, Pioneer, Sanyo e com a Olevia, criadora da marca Syntax-Brillian.
A MRM planeja expandir seu programa a outros Estados e atualmente está trabalhando também no desenvolvimento de um plano de reciclagem a longo prazo para todo o País, o que deve envolver a Agência de Proteção Ambiental.
Segundo estatísticas da ABI Research, a quantia de celulares reciclados ultrapassará 100 milhões em 2012.
(
UOL, 09/01/2008)