SÃO PAULO - A Hewlett Packard (HP) se comprometeu a, até 2010, reduzir em 25% o consumo de energia de seus principais modelos de computadores de mesa (desktops) e notebooks. Como forma de comprovação, espera utilizar a certificação da EPEAT (ferramenta de análise ambiental de produtos eletrônicos, na sigla em inglês) como padrão.
A HP, por décadas, tem integrado componentes e processos ambientalmente corretos em seus produtos, disse o vice-presidente de Sistemas Pessoais da HP, Todd Bradley. Vamos nos dedicar para atingir a meta de reduzir o consumo de energia em 25% até 2010, completou.
Para atingir sua meta, a HP quer começar a utilizar componentes que sejam mais eficientes no uso de energia e que tenham um consumo mais baixo, especialmente no caso dos chipsets. Outra estratégia seria privilegiar sistemas que permitam ao usuário controlar melhor, manual ou automaticamente, o uso de energia pelos aparelhos em situações específicas.
A iniciativa vem pouco após a HP se tornar a empresa com o maior número de produtos certificados pela EPEAT nos EUA, com a introdução de sua nova linha de computadores. A maioria desses produtos recebeu certificações ouro e prata da EPEAT, as mais altas possíveis.
Esses registros EPEAT-ouro adicionais exemplificam o quanto a HP lidera o mercado de tecnologia na redução do impacto ambiental de seus produtos e processos, afirmou Bradley.
O sistema EPEAT ajuda os consumidores avaliar, comparar e selecionar computadores e monitores que sejam menos nocivos ao meio ambiente. A certificação é feita através de um programa que avalia se o equipamento está de acordo com rígidas normas ambientais estabelecidas pelo grupo e dá uma nota pela performance do produto.
(Por José Sergio Osse,
O Globo, 09/01/2008)