A doutora Marília Andrade Torales partirá no próximo dia 13 rumo a Bogotá (capital da Colômbia), onde se reunirá com os demais membros da equipe de coordenadores do projeto "Fortalecimento do Processo de Descentralização da Educação Ambiental" para preparar o encontro que acontecerá entre os dias 16 e 18 deste mês com os responsáveis regionais da ação. O objetivo desse encontro é dar continuidade ao processo de avaliação das políticas públicas colombianas no que se refere à Educação Ambiental.
A primeira brasileira a defender uma tese de doutorado em Educação Ambiental na Espanha participará de uma reunião preparatória na cidade de Bogotá e logo partirá para Medelim, onde deve se encontrar com os delegados dos Comitês Técnicos Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cidea) para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. O projeto está sendo coordenado pela Universidade de Valencia na Espanha, Universidade Distrital "Francisco José de Caldas" na Colômbia e pelo Ministério da Educação colombiano.
Segundo Marília, o convite é resultado de um trabalho desenvolvido na Universidade de Santiago de Compostela, que é uma das instituições que apóia o projeto. "Estou contente pela oportunidade, porque esta é uma excelente oportunidade de cooperação e aprendizagem no campo ambiental da América Latina”, afirma. Ela também ministrará uma palestra sobre a metodologia de pesquisa biográfica, um dos recursos que serão utilizados na avaliação do Programa Nacional de Educação Ambiental da Colômbia.
Marília é formada em Pedagogia e Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Em 2006, concluiu o doutorado em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), onde também realizou um estágio pós-doutoral em 2007. Atualmente, coordena o curso de pós-graduação em Educação Socioambiental e é docente do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo. É vice-presidente da Associação Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental (Nerea-Investiga). E, com o apoio da Comunidade Autônoma da Galiza (Espanha), está realizando um segundo estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Furg até o final de 2008.
(Por Gabriela Torales, Jornal Agora, 09/01/2008)