13 hospitais estão entre os beneficiados com a substituição de reatores, lâmpadas e luminárias
A CEEE vai investir mais de R$ 3,9 milhões, com o objetivo de tornar o consumo de energia mais eficiente em instituições e órgãos públicos do Estado. Com a presença da governadora Yeda Crusius, a estatal assinou contrato ontem (08) com prefeituras, hospitais, unidades de saúde, escolas e órgãos públicos. O contrato visa à eficiência energética dessas unidades de serviço e a conseqüente redução do consumo de energia. Os recursos, provenientes do Programa de Eficiência Energética da CEEE-D, serão aplicados na modernização dos prédios e podem representar uma economia mensal no gasto com a iluminação de 25% a 30%. 'Queremos propor o uso racional da energia, permitindo assim uma redução na conta de luz. Com essa redução, as instituições vão poder investir mais em outras áreas', observou Yeda.
O projeto é realizado conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e consiste na substituição de reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes – incandescentes por fluorescentes compactas –, e troca de bombas e motores em estações de bombeamento de água.
Entre os beneficiados, estão 13 hospitais dos municípios da área de concessão da CEEE-D (empresa de distribuição de energia) em Capão da Canoa, Jaguarão, Osório, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Viamão. Além deles, quatro unidades de saúde e 20 escolas estaduais na Capital, 27 unidades de saneamento da Corsan e três estações do Dmae, além de prédios municipais, incluindo 34 escolas, de Arroio dos Ratos, Cerrito, Dom Pedrito e Osório e ainda a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Na Capital, o projeto será executado nos hospitais de Cardiologia, Clínicas e HPS.
(Correio do Povo, 09/01/2008)