Os Estados Unidos não vão cumprir o prazo para definir se colocam ou não os ursos polares na lista de animais ameaçados de extinção, anunciou na segunda-feira (7) o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país. O órgão deveria tomar a decisão até esta quarta-feira (9), mas o secretário do Interior Dirk Kempthorne precisaria de pelo menos mais um mês para analisar os dados.
Se os ursos forem colocados na lista será a primeira vez que uma espécie será considerada ameaçada pelo aquecimento global nos Estados Unidos. O assunto, segundo o diretor do órgão, Dale Hall, complica as coisas.
O verão de 2007, que ocorre em junho, julho, agosto e setembro no Hemisfério Norte, foi o de menor cobertura de gelo no Ártico, segundo a Universidade do Colorado. Ao todo, a região apresentou 40% menos gelo do que a média obtida entre 1979 e 2000.
Em janeiro de 2007, Kempthorne sugeriu classificar os ursos polares como "ameaçados". Pela lei americana, o órgão precisava tomar uma decisão sobre o assunto dentro de um ano. A categoria de "ameaçados" significa que a espécie corre sério risco de subir a escala e se tornar "em perigo", quando a maior parte de sua população passa a ser considerada em risco de extinção.
(
Ambiente Brasil, 09/01/2008)