Após constatar pessoalmente a demanda por atendimento e a insatisfação das pessoas que tentam se vacinar contra a febre amarela no município de Águas Lindas de Goiás (GO), o secretário municipal de Saúde, Neury Veloso, prometeu aumentar o número de atendentes na rede pública local.
“Nós vamos aumentar a equipe de vacinadores e de triadores para que as filas sejam diminuídas e o atendimento à população seja feito com mais velocidade”, garantiu. Ele, no entanto, não determinou data para o reforço de pessoal.
O secretário informou que, após a divulgação das primeiras suspeitas de febre amarela em humanos, mais de 5 mil habitantes do município foram imunizados. O número não inclui as pessoas que atravessam a divisa para se vacinarem em hospitais do DF.
Apesar do aumento da demanda pela vacina, Veloso prega tranqüilidade e afirma que o município não é área de risco da doença.
“O foco dessa vacinação não é Águas Lindas, mas, como em algumas outras cidades do estado já houve óbitos suspeitos, é natural que nos preparemos para que o mesmo não venha ocorrer aqui. Esse é um trabalho preventivo. Essa vacina é de rotina e sempre esteve disponível nos postos de saúde”, diz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 16 pontos de vacinação estão disponíveis em diversas áreas da cidade. Com 131 mil habitantes, de acordo com dados de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Águas Lindas fica a cerca de 50 quilômetros do centro de Brasília.
(Por Hugo Costa, Agência Brasil, 08/01/2008)