Para evitar que turistas e trabalhadores em viagem ao Brasil entrem nas áreas endêmicas de febre amarela sem se vacinar, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, encaminhou à pasta de Turismo nota técnica solicitando mobilização nesse sentido.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a recomendação foi para que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, repasse para a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav) informações sobre os casos recentes de pacientes internados com suspeita da doença em Goiás e no Distrito Federal.
A preocupação deve-se ao período de férias, quando muitos ecoturistas procuram regiões de mata para passear. Segundo o Ministério da Saúde, não é preciso evitar a viagem para esses locais, basta apenas tomar a vacina 10 dias antes.
A nota também alerta para a presença histórica do vírus em todos os estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de risco potencial no oeste do Piauí, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina e no sul da Bahia e do Espírito Santo.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o documento também foi encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores, para que alerte as embaixadas e representações de organismos internacionais com sede em Brasília.
Nos últimos 12 anos, o Brasil teve 349 casos de febre amarela, com 161 mortes. Com a notificação de novas suspeitas este ano, 300 mil doses da vacina foram deslocadas do estoque estratégico do Ministério da Saúde para a Região Centro-Oeste.
(Por Mariana Jungmann, Agência Brasil, 08/01/2008)