O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da prefeitura de Porto Alegre, governo do prefeito José Fogaça (antes no PPS hoje no PMDB), possui seu site no endereço http://www.portoalegre.rs.gov.br/. Lá o contribuinte da "taxa do lixo" da capital gaúcha, que deseja fiscalizar os serviços de capina e varrição contratados pelo DMLU, não tem como fazê-lo, tendo em vista que prefeitura não publica os roteiros diários das ruas e avenidas que recebem esses serviços públicos.
O DMLU contratou a empresa DELTA CONSTRUÇÕES S/A, sem licitação pública, para fazer a capina e varrição de vias públicas da capital gaúcha. O DMLU fez publicar em seu site que "o novo serviço de capina, neste verão especialmente, está preparado para fornecer um serviço de mais qualidade e maior quantidade, o que vai deixar a cidade com um aspecto muito melhor". Mas cadê o roteiro diário das ruas e avenidas que recebem a capina e varrição? Continua dizendo ainda a prefeitura que "a empresa carioca Delta é a responsável pela capina e pela limpeza das vias públicas. São 18 mil quilômetros de sarjetas a serem limpas, por ano." Mas cadê o roteiro diário das ruas e avenidas que recebem a capina e varrição?
A empresa Delta Construções S/A, do Rio de Janeiro, ganhou a licitação da capina em Porto Alegre no início do segundo semestre, mas foi impedida judicialmente de assinar o contrato definitivo. Como o contrato da cooperativa (COOTRAVIPA) que estava em atividade terminou, o DMLU contratou, sem licitação pública, a empresa Delta Construções S/A. Porque será que escondem do contribuinte da "taxa do lixo" o roteiro que está sendo feito por essa empresa privada? Onde está publicado o roteiro diário das ruas e avenidas que recebem os serviços de capina e varrição da empresa Delta Construções S/A? Ontem o administrador Enio Noronha Raffin foi fiscalizar esses serviços que estariam sendo realizados pela empresa contratada pelo DMLU.
A rua N. S. Medianeira há muito tempo não recebe esse serviço, e como é verão vão dizer que o calor faz com que o capim cresça rapidamente, que a vegetação passa a crescer mais ligeiro com o clima quente e úmido das chuvas constantes, etc...etc...etc...historinha que há muito tempo se ouve das autoridades quando se cobra o roteiro diário das ruas e avenidas públicas de Porto Alegre que estariam recebendo os serviços públicos de capina e varrição.
(
Máfia do Lixo, 08/01/2008)