Rio Grande - Com jeito de pesquisadores e atenção de detetives, os patrulheiros ambientais mirins participaram de uma trilha pelas dunas da praia do Cassino. Cada detalhe foi motivo de observação e questionamentos, tudo a fim de desvendar os reflexos da interferência do homem no meio ambiente. A lição de que é preciso preservar o meio ambiente eles já aprenderam. Agora, reconhecem ações, refletem e são capazes de ensinar para os outros.
Acompanhados pela bióloga Luciane Cougo, os integrantes do Projeto Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, observaram aspectos da flora e da fauna e puderam avaliar as intervenções positivas e negativas. "Assim como eles puderam pensar sobre os danos causados pelo lixo nas dunas e pela retirada da areia, eles também viram o plantio de margaridas realizado pelo Nema (Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental), para recuperar as dunas, e a passarela, construída para minimizar os danos", salientou a bióloga.
A energia eólica foi outro tema debatido no encontro. Com cata-ventos, produzidos pelos próprios patrulheiros, foi possível perceber a influência dos ventos na natureza.
Dengue
A tarde também foi de conscientização sobre a proliferação da dengue. Integrantes da Unidade de Zoonoses e Vetores, da Secretaria Municipal da Saúde, realizaram uma palestra sobre a importância de evitar que sejam mantidas águas paradas e o reconhecimento do mosquito transmissor da doença. Os patrulheiros receberam cartilhas educativas e adesivos da campanha e assistiram a uma peça teatral, interpretada pelos integrantes do grupo teatral Sobrinhos de Sheakspeare.
As atividades de ontem foram desenvolvidos com os patrulheiros das turmas de nove e dez anos junto aos patrulheiros dos Grupos da Terceira Idade, coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social. Na sexta-feira a programação será a mesma, mas envolverá os patrulheiros de sete e oito anos.
O projeto, neste veraneio, será desenvolvido gratuitamente até o final de fevereiro, com encontros semanais.
(Por Débora Lucas, Diário Popular, 08/01/2008)