Beijing lançou o primeiro censo de fontes de poluição na última sexta-feira, em um esforço para melhorar o meio ambiente da capital chinesa, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.
O levantamento investigará 82 mil fontes de poluição industrial, agrícola e residencial e instalações de tratamento de poluição na cidade, disse Zhong Liangxi, funcionário da Seção de Fontes de Poluição do Departamento Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Beijing.
"Esta medida é importante para elaborar políticas científicas sobre o controle da poluição em Beijing, já que as fontes de poluição vêm mudando nos últimos anos com o desenvolvimento econômico", explicou Zhang.
Para fazer o trabalho, serão recrutadas sete mil pessoas, que começarão a visitar as fontes poluidoras em fevereiro. A investigação estará concluída em junho, todas as informações serão reunidas num banco de dados, e a análise final será anunciada em julho de 2009, acrescentou Zhong.
O esforço de Beijing será parte do primeiro censo nacional sobre a poluição, programado para começar no próximo mês. O processo de coleta de dados será concluído na primeira metade deste ano, e os seus resultados serão avaliados e aprovados no primeiro semestre de 2009, anunciou a Administração Geral da Proteção Ambiental do Estado (AGPAE) no dia 4 deste mês.
Segundo o mesmo órgão, os resultados do levantamento não estarão ligados a qualquer punição ou avaliação do desempenho de governos locais.
(
CRI Online, 07/01/2008)