Cerca de 100 mil moradores da Califórnia (Estados Unidos) continuavam hoje sem energia elétrica, em conseqüência das fortes tempestades que castigaram o centro e norte do estado no fim de semana e que deixaram ao menos quatro mortos.
Em Sacramento, Milton Smith, 57, funcionário público, morreu ao ser atingido por um galho enquanto limpava uma estrada. Além disso, dois corpos foram achados numa área inundada perto de um acampamento de desabrigados.
Em Corona, Lindsey Marie Erickson, 25, morreu quando sua caminhonete caiu num canal. Ela tentava atravessar uma estrada inundada. O seu namorado, René Valencia, 36, se salvou agarrando-se a uma árvore.
"As tempestades no centro e norte da Califórnia durante o fim de semana foram possivelmente as mais fortes desde 2005", disse hoje à Efe Efrén Cordero, do Centro de Informação Meteorológica.
No domingo, o governador Arnold Schwarzenegger declarou estado de emergência em três dos condados mais afetados pelas chuvas e tempestades. As autoridades pediram aos moradores que fiquem preparados, sem tomar riscos.
EletricidadeMilhares de usuários que estão sem energia elétrica desde sexta-feira na Sierra Norte e nas montanhas de Santa Cruz só recuperarão o serviço em meados desta semana, anunciou hoje Jon Tremayne, porta-voz da companhia de Eletricidade e Gás do Pacífico.
"O problema maior é a magnitude da tempestade e o alto número de localidades afetadas", explicou.
As autoridades de Eureka, 270 milhas a noroeste de San Francisco, alertaram para uma tempestade de neve esperada na madrugada desta terça-feira.
O Serviço Nacional de Meteorologia anunciou que o norte da Califórnia receberá mais chuvas e tempestades durante a semana, mas não com a mesma força e intensidade de sexta-feira e domingo.
Em Malibu, recentemente afetada por incêndios florestais, no domingo à noite caiu um quarto de polegada de água de chuva em meia hora, segundo o Serviço de Meteorologia.
Segundo o Departamento de Água e Energia de Los Angeles, 42 mil usuários da cidade perderam em algum momento o fornecimento de energia desde a sexta-feira.
Ao mesmo tempo, centenas de visitantes chegaram aos centros de esqui do estado, como Wrightwood, para aproveitar as excelentes condições nas montanhas nevadas.
(
Folha Online, 08/01/2008)