Francisco Ferreira Campos, aluno do segundo ano do curso de Geologia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, foi um dos três estudantes premiados no Concurso Ano Internacional do Planeta Terra, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Campos concorreu com um desenho sobre águas subterrâneas e, como prêmio, participará da abertura do Ano Internacional do Planeta Terra, que será realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro próximos, na sede da Unesco em Paris (França).
O aluno revelou que soube da promoção do concurso durante a realização da Semana de Geologia e que ficou bastante interessado em participar, mesmo não sendo um exímio desenhista. “Li as apostilas que continham os temas e me interessei muito sobre águas subterrâneas”, afirmou Francisco Campos.
O desenho concebido pelo graduando da Unicamp apresenta o que ocorre em vários lugares do mundo onde reservatórios subterrâneos de água atravessam fronteiras, inclusive políticas, porém tendo áreas de recarga mais importantes em um dos países e onde a passagem de imigrantes pela fronteira é estritamente proibida, sendo rigidamente controlada.
"Entretanto, esse mesmo país que proíbe a entrada de imigrantes e não possui as áreas mais importantes de recarga do aqüífero o explora de maneira abusiva", observa Campos. O desenho de Francisco deverá ser oportunamente publicado no site Planet Earth.
(Jornal da Unicamp, 07/01/2008)