Apesar do clima quente e úmido, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está conseguindo, neste verão, atender a demanda de varrição e capina em Porto Alegre. O ritmo de trabalho das equipes da empresa Delta, que venceu a licitação este ano e assumiu os novos serviços há cerca de dois meses, é destacado pelo diretor-geral do DMLU, Mário Moncks. "Equipamentos modernos e um dimensionamento mais realista são naturais em contratos novos como este, por isso a cidade está sentindo a diferença", explica.
Os novos serviços de varrição e capina iniciaram com um mutirão pela Zona Sul, no final do ano passado, e depois foram ampliados para os bairros Petrópolis, Jardim Botânico e Bela Vista, na Zona Norte da cidade, e Jardim Planalto, Parque Arvoredo e Vila Elizabete, na Zona Nordeste. No último sábado, o trabalho foi feito no Sarandi, Vila Safira, Cefer II e nas ruas Ramiro Barcelos e Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana.
As equipes de 25 servidores, auxiliadas por um trator cada uma, estão finalizando as tarefas nos bairros Camaquã, Restinga III, Santo Antônio, Rio Branco e Morro São Caetano. E chegaram, nesta segunda-feira, 7, à Chácara da Fumaça, Restinga IV, Santa Rosa, IPE I e ao lado norte do bairro Santana. "Felizmente, os problemas de varrição e capina fazem parte do passado", constata Régis Galvão, diretor em exercício da Divisão de Limpeza e Coleta (DLC) do DMLU.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 07/01/2008)