O cronograma das obras militares do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco será “readequado” por causa da paralisação dos trabalhos, em dezembro de 2007. A previsão inicial era que a etapa militar das obras fosse encerrada em março de 2010. As informações são do Centro de Comunicação Social do Exército.
No ano passado, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) chegou a suspender as obras por dez dias. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão.
De acordo com o Exército, 380 militares do Batalhão de Construção e Engenharia estão na região, em duas frentes da obra: uma em Cabrobó e outra em Floresta, municípios de Pernambuco. Em 2007, o Exército executou a montagem dos canteiros e iniciou os serviços de escavação das barragens de Tucutu e Areias, além de dois canais de aproximação do rio com as estações de bombeamento.
Os militares retomaram as obras na última sexta-feira (04/01), diferentemente do que o Exército havia informado antes, de que os trabalhos recomeçariam nesta segunda-feira (07/01).
O Exército informou que o trabalho dos militares seguirá paralelo ao início das obras civis, que serão executadas pelo Consórcio Águas do São Francisco, vencedor da licitação do Lote 1. O Ministério da Integração Nacional, pasta responsável pelo projeto da transposição, não divulgou a data de início da nova etapa das obras.
(Por Luana Lourenço, Agência Brasil, 07/01/2008)