O Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), começa 2008 com um novo trabalho dentro do seu Programa de Ação Socioambiental. Trata-se de um projeto piloto para a implantação da Educação Rural nas escolas municipais. O educandário que sediará os trabalhos iniciais será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Leme, de São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul, já parceira do Projeto Verde é Vida.
Para o pontapé inicial, 25 pessoas, dentre direção, professores e funcionários da escola, participarão de um curso de atualização na sede da Afubra. De hoje ao dia 18 elas terão aulas teóricas pela manhã e planejamento sobre o que foi discutido à tarde. No dia 18, a atualização será prática, na Estação Experimental da Afubra e no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, em Rincão del Rey, Rio Pardo.
Segundo o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, o objetivo desse projeto piloto é o de estabelecer uma Educação Rural nas escolas parceiras. “A proposta de termos uma educação diferenciada para o meio rural, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases, é o caminho para mostrar à comunidade a importância da zona rural para o desenvolvimento do município”, destaca.
(Gazeta do Sul, 07/01/2008)