Passo Fundo - A operação de salvamento desencadeada na manhã de sábado (05) pelas secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Pelotão Ambiental da Brigada Militar e Clube dos Amigos e Protetores do Animais (Capa) resultou no resgate de 50 cães maltratados, mantidos ilegalmente. O fato aconteceu no distrito de Pulador, em Passo Fundo.
Um homem de 40 anos, com problemas mentais, morava num ônibus abandonado e mantinha os cães amarrados em árvores sem alimentação adequada e sem água. Segundo a presidente do Capa, Zulma Marques, a entidade havia realizado uma ação semelhante há três anos, quando o mesmo homem abrigava em sua casa, no bairro Boqueirão, 22 cães, também em condições precárias.
Os cães resgatados foram recolhidos a um canil provisório na sede do Capa e deverão ser examinados nesta semana por veterinários. A instituição enfrenta problemas de superlotação, abrigando outros 350 animais. O homem foi encaminhado à Assistência Social do município. O fato deve ser investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, pois existem informações de que o doente mental recebe uma pensão do INSS, mas não se sabe que destino seus familiares estão dando para os recursos.
(Correio do Povo, 07/01/2008)