Estimular a conscientização ecológica e a reciclagem do lixo no bairro Moinhos de Vento são alguns dos objetivos do projeto Recicla Moinhos, criado em 2007, resultante de uma parceria entre Associação Moinhos Vive, DMLU e Caixa Econômica Federal, com apoio do Centro de Cultura e Bem-Estar Fabiano Gomes. Conforme Lucielle Comunello, uma das coordenadoras, a necessidade de melhor reaproveitamento do lixo gerado por residências e condomínios, aliado ao aumento no fluxo de carroças na região, fez com que o projeto fosse criado. 'O DMLU fazia a coleta seletiva no bairro uma vez por semana. A partir do projeto, a freqüência passou a dois dias e nossa intenção é conseguir ampliá-la para três.'
Segundo ela, em 2007, o projeto foi apresentado a comerciantes do bairro e em assembléias com moradores e uma das metas para 2008 é ampliar essa divulgação. 'Separando o lixo corretamente, os moradores do Moinhos irão contribuir com famílias que sobrevivem dessa atividade', salientou.
Conforme o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, Jairo Armando dos Santos, o bairro Moinhos de Vento é um dos principais geradores de material reciclável de qualidade. A coleta seletiva na Capital atinge 100% dos bairros, ao menos uma vez por semana, e em 11 deles (como o Moinhos), são duas coletas semanais. Santos informou que uma das metas do DMLU é ampliar a coleta seletiva em condomínios, com o uso de um caminhão específico. Para isso, o responsável pelo condomínio deve fazer cadastro pelo telefone 3289-6866.
(
Correio do Povo, 07/01/2008)