Uma iniciativa para auxiliar o meio ambiente, feita sem a ajuda de financiamentos internacionais e com base na atuação pessoal dos envolvidos. Assim é o projeto Conjugando o Verbo Plantar, idealizado por integrantes da ONG Onda Verde, de Torres.
O projeto, que teve início em dezembro de 2006, incentiva o plantio de árvores a partir de visitas e conversas e já resultou em 525 mudas cultivadas. 'Li uma reportagem quando o Lula estava na África e pensei: se eles podem, a gente também', lembrou a coordenadora do projeto, Edit Matielo, referindo-se à meta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) de consolidar o plantio de 1 milhão de árvores. Edit passou a fazer contatos e visitas a conhecidos e o projeto se ampliou. Para certificar a concretização, ela mantém um livro, no qual há um cadastro de todos os que se comprometem a plantar uma muda.
A coordenadora também faz visitas para verificar a ação. 'Quando tenho a confirmação, faço uma anotação ao lado do nome da pessoa. Os outros ficam como colaboradores até que eu possa checar', explicou Edit, que já fez contatos com 71 cidades em oito estados brasileiros (além do RS, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
A meta de plantios é indefinida. 'Quando este livro for terminado vamos passar a relação para o Pnuma que, por enquanto, nem sabe que a gente existe. Em seguida, vamos começar um segundo livro', disse Edit. As mudas distribuídas para serem plantadas são cultivadas por 14 voluntários.
(
Correio do Povo, 07/01/2008)