A capital de Cabo Verde, Praia, vai acolher de 7 a 12 de Janeiro uma reunião internacional da Iniciativa Global de Investigação e Desenvolvimento com o propósito de mitigar a desertificação e remediar as terras degradadas, soube-se domingo de fonte oficial.
A iniciativa, denominada Projecto DESIRE, vai reunir especialistas de diversas áreas que, em equipas multisectoriais e através de abordagens participativas, procuram estabelecer alternativas ao uso da terra e gerir estratégias de conservação do solo.
O encontro é organizado pelo Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), parceiro cabo-verdiano do DESIRE, projecto lançado em Fevereiro de 2007 por institutos de investigação e desenvolvimento, ONGs e universidades do mundo inteiro.
O projecto visa o estabelecimento de alternativas e estratégias de conservação, uso e gestão dos solos em 18 áreas de degradação e desertificação do globo.
A ilha de Santiago, em Cabo Verde, é uma das áreas identificadas para o desenvolvimento dum estudo integrado dos impactos da erosão dos solos, das secas, do escoamento superficial e da salinização.
O DESIRE é financiado no âmbito do programa “Global Change and Ecosystems” do 6º Programa-Quadro de Investigação da União Europeia e por alguns países envolvidos.
(
Angola Press, 07/01/2008)