O primeiro boletim de 2008 sobre as condições das praias do Paraná mostra que dobrou o número de locais impróprios para banho. Depois de um atraso na divulgação do boletim, causado pelos feriados de fim de ano, o Instituto Ambiental do Paraná, divulgou neste sábado os dados das coletas feitas no dia 31 de dezembro. Agora são 26 pontos impróprios contra 13 da medição anterior. Apenas 16 dos 42 pontos analisados estão próprios para banhos.
A pior situação é a de Guaratuba. De 13 locais onde as águas foram analisadas, apenas três estão em condições de banho, os outros dez estão poluídos e não é recomendável a natação, mergulho e demais atividades com contato direto com a água. Em Matinhos, que também abrange Caiobá, De 15 pontos monitorados, apenas sete podem receber os banhistas.
Segundo o IAP, para ser considerada própria para banho a água deve ter menos de dois mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. A piora se dá justamente pelo grande deslocamento de pessoas para as praias para a passagem do ano.
Até a pacata Ilha do Mel, que pertence ao município de Paranaguá ficou em situação crítica. De seis locais monitorados, três estavam impróprios para banho.
No boletim anterior, divulgado em 28 de dezembro, o número de pontos impróprios para banho já havia dobrado. Eram 13 os pontos onde haviam mais de dois mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.
(
Gazeta do Povo, 07/01/2008)