O dia 5 de junho deverá ser celebrado a cada ano como o Dia Nacional da Reciclagem, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado 313/07, de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR). A proposição foi enviada à Câmara dos Deputados depois de aprovada no último mês de outubro, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE).
Segundo o texto aprovado, a criação da data comemorativa terá por objetivo "conscientizar toda a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação de materiais recicláveis". O 5 de junho foi escolhido por ser a data em que já se comemora, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi nessa data, há 36 anos, que se realizou em Estocolmo, na Suécia, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Na opinião do senador, ao se celebrar o Dia nacional de Reciclagem na mesma data do Dia Mundial do Meio Ambiente, busca-se estabelecer uma alternativa de ação concreta para a preservação do planeta. A reciclagem, a seu ver, pode ser considerada uma das melhores alternativas para manter a capacidade do meio ambiente de se regenerar.
"A reciclagem é uma das formas de sensibilização pública para a preservação do meio ambiente. É também um dos meios mais concretos e práticos para evitarmos o desgaste dos recursos naturais e promovermos geração de emprego e renda. Está acessível a todos, podendo se tornar um hábito pessoal, familiar e comunitário", afirma Arns.
(Por Marcos Magalhães, Agência Senado, 04/01/2008)