Não é preciso sair de Porto Alegre para fazer turismo e descansar no verão ou em qualquer época do ano. Restaurantes, lojas de artesanato e festas populares são algumas das opções de lazer dos "Caminhos Rurais", programa criado há dois anos pela Secretaria Municipal de Turismo, na Zona Sul da Capital. Integrantes dos "Caminhos Rurais", três pousadas oferecem infra-estrutura para que grupos de pessoas aproveitem melhor o roteiro turístico. Os locais também são opção para reuniões de empresas e eventos sociais.
Uma delas, o Retiro Belém do Horto, pertencente à Congregação Nossa Senhora do Horto, no Bairro Belém Velho, recebe grupos de até cem pessoas. O local é utilizado, principalmente, para a realização de seminários, reuniões e retiros espirituais. Dez freiras da congregação cuidam do local, que dispõe de jardins e pomares, de onde saem a maioria dos alimentos para as refeições. Durante os fóruns sociais mundiais realizados em Porto Alegre, cerca de 140 pessoas foram hospedadas no prédio, que apresenta uma bela arquitetura em meio à natureza. O local, a cerca de 14 quilômetros do Centro, está no roteiro do ônibus da Linha Turismo Zona Sul.
Centro de eventos
A aproximadamente 17 quilômetros do Centro, o Centro de Eventos Medianeira tem como principal atrativo o amplo espaço ao ar livre, onde grupos de até 150 pessoas podem realizar atividades. Sede social do Círculo Operário Porto-Alegrense (Copa), o local esteve fechado dois anos, mas volta a funcionar na próxima semana, quando sediará a Festa da Uva e da Ameixa, como faz em todos os anos. A gerente, Leila Moncay, diz que o bom atendimento é o diferencial. "A gente se preocupa em oferecer aquilo que cada grupo necessita", garante.
No Bairro Lami, a 30 quilômetros do Centro da Capital, o Centro de Eventos Cambará oferece 28 leitos e contato direto com a natureza para grupos a partir de 15 pessoas. Trilha ecológica e banhos no açude são algumas das atividades que podem ser realizadas no local, que dispõe de churrasqueira e campos de futebol e vôlei. Para empresas, a casa, com um amplo salão, proporciona espaço para seminários e reuniões. O proprietário do local, Ricardo Carneiro da Fontoura, diz que o atendimento, feito pela família, garante um ambiente caseiro e confortável. A área, de 28 hectares, funciona há dez anos como espaço de lazer.
As pousadas dos Caminhos Rurais têm completa infra-estrutura para a realização de eventos profissionais, sociais ou recreativos. A proximidade com o Centro e o fácil acesso por vias asfaltadas garantem um fim de semana de descanso a baixo custo, já que não é preciso sair da cidade. O valor da hospedagem varia, pois os locais atendem as preferências de alimentação e de atividades de cada grupo.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 06/01/2008)