O diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Mário Freitas, garantiu que o prazo fatal para entrega das obras na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Navegantes, do Rio Grande, é dia 29 de fevereiro. O anúncio foi feito durante reunião, nesta quinta-feira (03/01), quando a proliferação de mosquitos e larvas, em decorrência das obras da ETE, foi revelada pela líder comunitária Carmem Valente. Conforme ela, apresentando um recipiente cheio de mosquitos capturados no quarto de seu filho, a incidência dos insetos aumentou significativamente no bairro Parque Marinha com a retirada de areia para realização das obras.
O deputado Sandro Boka (PMDB) informou uma série de ações no combate aos mosquitos foram definidas na reunião. “A Corsan se comprometeu em continuar com as ações de desinfestação e controle dos insetos após a entrega da obra, mantendo a aplicação de larvicidas biológicos na ETE. Por sua vez, a prefeitura do Rio Grande atuará no tratamento do Parque Marinha”, apontou o deputado.
Boka informou ainda, que está sendo elaborado um projeto para maior consciência sanitária entre a população. A proposta está sendo construída em parceria entre a Secretaria estadual do Meio Ambiente, prefeitura do Rio Grande e equipe técnica da Corsan. O projeto, que deve ser entregue ao município dia 05 de fevereiro, prevê ações visando melhorias no gerenciamento de resíduos e boas práticas ambientais. “Essa reunião deixou claro que só teremos resultados positivos com a participação de todos. Acredito que este projeto deverá auxiliar muito na solução dos problemas”, afirmou o vereador Julinho.
Acompanharam o encontro o secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado, Francisco Simões Pires, o vereador de Rio Grande, Júlio Cezar Silva (Julinho), o secretário Municipal do Meio Ambiente de Rio Grande, Norton Gianuca, o superintendente regional da Corsan, Eduardo Guimarães e a líder comunitária Carmem Valente.
(Por Leonardo Nunes, Agência de Notícias AL-RS, 04/01/2008)