O vulcão mexicano Popocatépetl lançou neste sábado (05) uma nuvem de vapor de água e cinza de mais de sete quilômetros de altura a partir da cratera, a maior dos últimos sete anos, informaram fontes oficiais.
Um porta-voz dos Serviços à Navegação no Espaço Aéreo Mexicano (Seneam) especificou que a fumaça foi registrada durante 14 minutos e que se formou uma nuvem fina que atingiu 7.320 metros.
A fonte indicou que esta nuvem se estendeu até os limites dos estados de Puebla e Veracruz e se dissipou cerca de sete horas depois, segundo imagens de satélite do órgão.
Fontes do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) na capital mexicana disseram que não tinham registrado queda de cinza no estado de Puebla.
O diretor do Plano Operacional Popocatépetl no estado de Puebla, Ramón Peña Melche, afirmou à imprensa que este é um evento normal da atividade do vulcão que não traz risco às comunidades próximas.
No entanto, pediu que a população fique atenta às recomendações das autoridades através dos veículos de comunicação, pois não se descarta um aumento da atividade vulcânica
O Cenapred mantém o alerta amarelo em sua fase dois, situação que não requer medidas de emergência.
Em seu boletim de 15h (horário de Brasília), antes de ser registrada a fumaça, o Cenapred indicou que nas últimas 24 horas o vulcão tinha registrado nove exalações de baixa intensidade, acompanhadas de vapor de água e gás.
O órgão afirmou que nas próximas horas ou dias se prevêem exalações moderadas com algumas emissões de cinza.
"Ocasionalmente (podem ocorrer) leve incandescência na cratera do vulcão observável durante a noite e esporádicas explosões de nível abaixo do moderado com probabilidade de emissão de fragmentos incandescentes a curta distância da cratera", indicou o Cenapred.
O vulcão Popocatépetl se localiza cerca de 55 quilômetros ao sudeste da Cidade do México, entre os estados do México e Puebla, e suas exalações chegaram em várias ocasiões à capital mexicana.
(
Folha Online, 06/01/2008)