A foz do rio Mampituba, em Torres, é o único ponto impróprio para banho no litoral gaúcho, segundo boletim divulgado na sexta-feira pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam). A situação de outros dois pontos, no entanto, motivou alerta: a foz do Riacho Doce, na Praia da Guarita, também em Torres, e a foz do Arroio do Sal. Os locais apresentaram, respectivamente, 1,6 mil e 900 coliformes fecais por 100 mililitros de água, nas coletas feitas entre 28 de dezembro e 3 de janeiro.
Pelo relatório, as praias dos litorais Norte, Sul e Médio do RS têm boas condições para o banho. Porém, cresceu o número de pontos considerados impróprios: quatro balneários do Laranjal, em Pelotas, um em Jaguari e dois na região hidrográfica do Guaíba (praia Carlos Larger, em Candelária, e Praia do Encontro, em São Jerônimo).
Segundo o gerente da regional da Fepam no Litoral Norte, Mattos’Allem Roxo, as alterações se devem ao movimento intenso de pessoas no Ano-Novo. 'Muitos locais não têm condições de receber tanta gente. Os municípios precisam rever seus sistemas, principalmente para os estabelecimentos comerciais.' No caso da Praia da Guarita, destacou que, se a próxima análise superar os mil coliformes, o local ficará impróprio.
(
Correio do Povo, 05/01/2008)