Inspetores do Serviço Veterinário do Ministério da Agricultura de Israel começaram nesta sexta-feira (4), o sacrifício de 4 mil frangos e perus no norte do país, a fim de conter a expansão da gripe aviária, após ser detectada uma variante da doença.
O Ministério da Agricultura israelense adverte que a medida tem caráter preventivo, depois da detecção na quinta de sinais preliminares da gripe aviária em frangos mortos em um zoológico na localidade de Binyamina, no norte de Israel.
Um veterinário do ministério disse à rádio pública israelense que um dos frangos continha a cepa H5 do vírus da gripe aviária.
Uma menina de quatro anos visitou o zoológico infantil em Binyamina - onde na quinta foram sacrificados 200 frangos - e foi internada com sintomas semelhantes aos da gripe aviária.
Exames posteriores indicaram que a menor não tinha contraído o vírus da doença, mas outro que afeta o sistema respiratório e é a causa mais comum de infecção nos brônquios e pneumonia entre as crianças.
China Enquanto isso, a China confirmou nesta sexta um novo foco de gripe aviária na região autônoma uigur de Xinjiangm, no noroeste do país, que levou ao sacrifício de 29.383 aves de criação.
O novo foco foi detectado em 29 de dezembro em um distrito da cidade de Turpan, onde 4.850 patos, frangos e gansos morreram infectados com sintomas semelhantes aos produzidos pelo vírus H5N1 da gripe aviária, afirmou a agência estatal Xinhua.
Após os exames pertinentes, o Laboratório de Referência Nacional para a gripe aviária confirmou que era a cepa H5N1, e depois foram iniciadas as medidas regulamentares para evitar a propagação da doença. A situação está atualmente sob controle, segundo as autoridades locais.
Desde que o surgimento do novo foco da doença em 2003, a China registrou 27 casos humanos de gripe aviária, com 17 mortos.
Gripe aviária Embora pesquisas apontem que a gripe do frango tenha sido identificada pela primeira vez no final do século 19, foi somente no ano de 1955 que ela foi descrita como uma doença provocada pelo vírus da família Influenza. A doença tem mais incidência no continente asiático, mas o vírus se espalha com grande rapidez.
O surto de 2005 de gripe aviária infectou pessoas no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja; e infectou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Grécia e, mais recentemente, identificada em aves migratórias do Canadá. Até 10 de outubro ocorreram 117 casos com 60 óbitos, com índice de mortalidade de 51,28%.
Os sintomas da gripe aviária em seres humanos são: febre alta, dores musculares, ressecamento da garganta e dificuldades e problemas respiratórios.
(
Ambiente Brasil, 05/01/2008)