Já está limpo o arroio que fica às margens da RS-511, que liga Santa Maria a Arroio Grande. O local foi contaminado por um derramamento de esgoto sanitário, no fim da tarde de quarta-feira. Segundo o advogado da Sul Cava, empresa que transportava o material, os dejetos foram retirados ainda na noite do acidente. De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a empresa não tinha licença para fazer esse tipo de transporte.
Ontem à tarde, uma reunião entre os responsáveis e a Fundação acabou em acordo. Foi estabelecido um prazo para que a empresa contrate um profissional habilitado para o serviço e compre um caminhão adequado para o trabalho. A empresa ainda pode ser multada pelo acidente.
A Fepam acredita que não houve contaminação no local. Segundo o engenheiro José Antônio Mallmann, uma equipe da Fundação esteve no arroio ontem de manhã. Eles constataram que os dejetos se concentraram mais no barranco do que na água.
A empresa foi contratado pela Base Aérea de Santa Maria (Basm) para levar o esgoto a uma estação de tratamento. O acidente teria ocorrido porque, durante o trajeto, a tampa do tanque que carregava os resíduos rompeu, e o motorista despejou o material na rodovia e no arroio.
(
Diário de Santa Maria, 04/01/2008)