O feriado de Réveillon provocou o acúmulo de lixo seletivo em alguns pontos de Caxias do Sul, principalmente onde a coleta ocorre apenas na terça-feira ou nas terças, quintas e sábados. Como os coletores estavam de folga em 1º de janeiro, ontem a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) ainda trabalhava recolhendo resíduos.
O problema era maior nos bairros onde o caminhão passa poucas vezes. No loteamento Altos do Seminário, algumas lixeiras transbordavam na tarde de quinta-feira. No Colina Sorriso, havia material à espera de recolhimento na Rua Fábio Antônio Cavagnolli.
No Centro, a dificuldade era grande devido ao grande número de caixas e isopores de eletrodomésticos e televisores. O diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomenico, argumenta que o número de coletores está normal, mas a quantidade de lixo está maior.
- As pessoas compram mais no final do ano. No Centro, principalmente, a quantidade de embalagens está muito maior. Sem contar que elas são grandes e ocupam bastante espaço - explica.
Didomenico diz que evita dar férias aos funcionários da coleta e capina nesta época do ano por causa do acúmulo de lixo. Neste final de semana, ele acredita que a situação já esteja normalizada.
(
O Pioneiro, 04/01/2008)