O lixo recolhido no Litoral do Paraná no feriadão de Ano Novo, de 29 de dezembro até 1.º de janeiro, somou 1.253 toneladas, informou a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado. O volume representa um aumento de 3% em relação ao ano mesmo período do ano anterior, quando 982 toneladas foram coletadas. Desse total, apenas três toneladas foram recolhidas pelo serviço de coleta seletiva.
Todo o trabalho de coleta do lixo domiciliar nos municípios do Litoral está sendo executado por mais de 400 pessoas, entre apoio técnico e operacional. São 40 caminhões que recolhem os lixos nas ruas e mais 24 compactadores que coletam os resíduos das residências. Outros 20 caminhões dão suporte à limpeza das vias públicas e das praias.
Horários de coleta
A orientação da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) é para que moradores e os veranistas fiquem atentos aos dias e horários da coleta. Para os bairros mais próximos dos centros dos balneários a coleta domiciliar acontece todo o dia, das 7h às 18h. Já para os bairros mais afastados, a coleta é feita em dias alternados, no mesmo horário. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia.
Já a coleta seletiva acontece das 6h às 12h nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Em Matinhos, que inclui o balneário de Caiobá, a coleta ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nos balneários de Flamingo e Monções a coleta é feita nas terças e quintas-feiras e aos sábados. Em Pontal do Paraná, o caminhão da coleta seletiva de lixo passa na segunda-feira no balneário de Praia de Leste, terça-feira em Santa Terezinha, quarta-feira em Ipanema, quinta-feira em Shangrilá, sexta-feira em Atami e sábado em Pontal do Sul.
Já em Guaratuba, a coleta seletiva acontece de segunda-feira a sábado nos bairros Centro, Figueira e Brejatuba; nas terças e quintas-feiras e aos sábados nos bairros Barra do Saí, Coroados, Nereidas e Eliana. No outro lado do município, nos bairros de Mirim, Piçarras, Carvoeiro, Canela, Cohapar, Caieiras, Esperança a coleta ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras.
(Gazeta do Povo, 04/01/2008)