O governo da China fechou 10.412 pequenas minas de carvão nos últimos três anos, como parte do esforço para melhorar a segurança no trabalho e evitar danos ao meio ambiente e a exploração exagerada dos recursos naturais, anunciou o diretor da Administração Geral da Supervisão de Segurança do Trabalho do Estado, Li Yizhong.
Beijing havia determinado o fim das atividades de 11.618 estabelecimentos do tipo até o fim de dezembro passado, mas a meta não foi alcançada, admitiu Li, quem declarou que outras 1.100 minas de carvão deverão parar de funcionar em breve.
A China, maior produtora de carvão do mundo, vem se empenhando por melhorar a segurança dos trabalhadores nas minas de carvão. Porém, acidentes fatais continuam freqüentes.
A principal causa desses desastres são a falta de procedimentos de trabalho adequados nas pequenas minas. Para reduzir gastos e obter mais lucros, donos dessas escavações procuram aumentar a produtividade, sem investir em segurança.
Em 2006, a China produziu 2,4 bilhões de toneladas de carvão. Em contrapartida, acidentes em minas com capacidade de produção anual instalada inferior a 300 mil toneladas mataram 3.431 pessoas.
As pequenas minas de carvão chinesas são responsáveis por um terço da produção total de carvão do país, mas são nelas que se registraram dois terços das mortes por acidentes de trabalho no país.
(
CRI Online, 03/01/2008)