Tempestades que atingem partes da Europa causaram acidentes em estradas que ficaram cobertas de neve e o naufrágio de um navio que matou ao menos três tripulantes nesta quinta-feira.
No nordeste da Bulgária, autoridades declararam estado de emergência, e o Exército foi convocado para ajudar autoridades da Defesa Civil a limpar estradas e ajudar os motoristas.
As nevascas causaram transtornos na Romênia, onde dois dos principais aeroportos de Bucareste foram fechados. Algumas regiões da Turquia e da Grégia também foram afetadas.
Cerca de 311 cidades da Bulgária ficaram sem eletricidade e dezenas sofreram com falta de alimentos e água, de acordo com autoridades locais.
Em Ruse, no norte do Danúbio, foi declarado estado de emergência depois que a neve bloqueou estradas, segundo Andrei Ivanov, chefe da Defesa Civil do Condado de Balkan.
A temperatura caiu para 15 graus negativos e a neve chegou a atingir dois metros em algumas partes do país. Centenas de pessoas ficaram presas em estradas nas montanhas.
Ao menos três tripulantes morreram após o naufrágio de uma embarcação búlgara nesta quinta-feira durante uma tempestade ocorrida no mar Azov, entre a Ucrânia e a Rússia.
A embarcação Vanessa transportava 11 tripulantes e trafegava pelo estreito de Kerch, que liga o mar Azov ao mar Negro, segundo Sergei Petrov, porta-voz do Ministério de Situações de Emergências do sul da Rússia.
De acordo com Petrov, as equipes resgataram um sobrevivente e três corpos do mar, onde as ondas chegaram a alcançar dez metros de altura.
AeroportosNa Romênia, milhares de passageiros tiveram de aguardar horas depois que dois dos principais aeroportos de Bucareste foram fechados devido a uma tempestade de neve.
A neve também bloqueou muitas rodovias do sul do país, forçando o fechamento de ao menos uma das fronteiras com a Bulgária e causando atrasos em linhas férreas.
Na capital turca, Ancara, as nevascas causaram congestionamentos e acidentes de carro, sem registro de vítimas.
As temperaturas na Grécia caíram para 18 graus negativos no norte do país, onde a neve cobriu grande parte das ruas.
Europa OcidentalNo aeroporto de Deauville, no norte da França, um Boeing 737 que vinha de Marrakech, no Marrocos, da companhia Atlas Blue, saiu da pista escorregadia ao aterrissar nesta manhã.
O piloto conseguiu parar o avião sobre um gramado. Os 169 passageiros nada sofreram.
O tempo frio e a neve prejudicou o tráfego na Suécia e causou acidentes.
Ao menos 14 pessoas ficaram levemente feridas e uma sofreu ferimentos graves depois que dois ônibus colidiram em uma rua coberta de neve no centro do país.
No sul da Suécia, dois trens de passageiros que trafegavam de Rostock, na Alemanha, para Trelleborg, ficaram aguardando por várias horas nesta manhã devido ao mau tempo.
(
Folha Online, 03/01/2008)