Mais quatro prefeitos municipais assinaram nesta quinta-feira (03/01), na Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, o Contrato de Programa com a Corsan, renovando por um período de mais 25 anos a prestação dos serviços da companhia. Nos últimos meses 34 prefeituras já renovaram com a Corsan.
O diretor-presidente da Companhia, Mario Freitas, disse aos prefeitos de Agudo, Ari Alves da Anunciação; de Dona Francisca, Carlos Alberto Menezes Vargas; de Tavares, Gilson Terra Paiva; e de Três Cachoeiras, Valdir Raupp Machado, que a partir da assinatura do Contrato de Programa, a Corsan estará habilitada a realizar investimentos em esgotamento sanitário, prestando mais este importante serviço para a população destas localidades.
"Este contrato, que foi elaborado em conjunto com a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), a Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) e com interveniência do Ministério Público, é um instrumento que garante a qualidade dos serviços prestados aos municípios e possibilitará futuros investimentos no sistema de coleta e tratamento de esgotos. Queremos atingir, nos próximos meses, a meta de 50 renovações", ressaltou Mário Freitas.
Conforme o secretário Marco Alba, por determinação da governadora Yeda Crusius, a Corsan está promovendo uma revolução no saneamento básico. "A Companhia vem garantindo há anos a qualidade dos serviços de abastecimento de água nas 319 localidades em que atua, mas tem baixos índices nos serviços de esgotamento sanitário. Apenas 13% dos municípios atendidos possuem tratamento de esgoto. Nossa meta é alcançar 30%, duplicando o número de domicílios com esse serviço, até o final deste governo", afirmou o secretário.
Marco Alba disse ainda que “após a renovação dos contratos, a responsabilidade aumenta ainda mais com as comunidades porque teremos que realizar ações concretas. É o momento da solidificação e ratificação de tudo aquilo que foi construído ao longo do ano passado, desde o primeiro dia de Governo que, com transparência e respeito, estamos reconstruindo as parcerias com as prefeituras para poder atender mais e melhor seus munícipes”.
O prefeito de Três Cachoeiras, falando em nome dos demais, agradeceu o apoio do Governo do Estado através da Corsan e Secretaria, no atendimento das reivindicações de sua comunidade e reforçou o apelo para que as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário possam começar logo “para preservar os mananciais da região, principalmente da Lagoa de Itapeva que abastece e banha várias localidades”. Na ocasião, o secretário Marco Alba autorizou a perfuração de dois poços que beneficiarão os moradores das comunidades de Rio da Terra e Alegrete.
Participou da audiência o diretor Financeiro da Corsan,Carlos Martinez.
(Ascom Governo do Estado do RS, 03/01/2008)