Linha de contrafortes e couraças é produzida a partir de fontes como soja, milho e girassol.
Surge na indústria calçadista a primeira aplicação prática brasileira de poliuretanos termoplásticos - TPU - desenvolvidos com base orgânica em substituição ao petróleo. A inovação vem pelas mãos da Formax Quimiplan - Componentes para Calçados Ltda., de São Leopoldo/RS.
A empresa está lançando o Thermogreen, linha de contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos) produzida a partir de polímeros feitos de fontes renováveis, como soja, milho, mamona e girassol, por exemplo. A empresa é líder brasileira no fornecimento destes insumos e incorporou a busca de soluções para negócios sustentáveis a suas estratégias cotidianas.
Outra característica ambiental do Thermogreen é que pode ser integralmente reciclado. A Formax, aliás, é pioneira na reciclagem da matéria-prima usada em couraças e contrafortes, mesmo quando de origem petroquímica. Desde a década de 90, recolhe as sobras do produto, que chega às indústrias do calçado na forma de lâminas. São recuperadas todas as aparas resultantes do corte e até o que resta das operações de desbaste. Tudo é reaproveitado como novo composto de matéria-prima.
(Jornal NH, 03/01/2007)