Moradores de oito bairros da cidade do Rio de Janeiro começaram nesta quarta-feira (02/01) a receber ligações, de uma central telefônica, com informações sobre o combate à dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a ação vai incluir os bairros do Caju, Tijuca, Penha, Taquara, Brás de Pina, Méier, Pechincha e Cidade de Deus.
Nos próximos dias, outros 12 municípios da Região Metropolitana receberão essa e outras ações de combate à dengue, como a distribuição de panfletos e veiculação de mensagens em rádios e carros de som.
Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em novembro do ano passado, mostrou a existência de altos índices de infestação do mosquito da dengue em diversos municípios fluminenses, em especial os da Região Metropolitana. Um fator agravante, segundo o ministério, é que também há um maior número de casos graves da doença e de mortes, principalmente de crianças e adolescentes.
Na terça-feira (01/01), uma mulher de 39 anos morreu no Hospital Miguel Couto, com suspeita de dengue hemorrágica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, exames são feitos no corpo da vítima para saber se a causa da morte realmente foi a dengue. De acordo com a Secretaria, em 2007, 13 pessoas morreram na cidade do Rio vítimas do tipo hemorrágico da doença.
(Por Vitor Abdala, Agência Brasil, 02/01/2008)