Depois de receber uma multidão para a festa do réveillon, a orla do Guaíba foi limpa por 60 funcionários vinculados do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Com carrinhos de varrição e vassouras metálicas, os funcionários realizaram a limpeza das 8h ao meio-dia de ontem no entorno da Usina do Gasômetro. Entre os objetos, a maioria era garrafas de espumante e copos. O material totalizou quase 8 toneladas. No réveillon de 2007, foram recolhidas 7 toneladas.
Segundo o gerente da regional Centro do DMLU, Franco Marques, 80% do pessoal que atua no Centro foram deslocados para recolher o lixo. 'O dia 1º de janeiro é tradicionalmente o mais problemático no Centro', informou. Junto ao palco das apresentações artísticas, cacos de vidro estavam espalhados pelo chão. No local da festa, o DMLU espalhou cem tonéis de lixo. Dois caminhões de coleta foram utilizados para transportar os dejetos até o aterro do departamento na Lomba do Pinheiro.
Nas avenidas João Goulart, Mauá e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e ruas dos Andradas, General Salustiano, Riachuelo e Washington Luiz, o lixo também se acumulou. As praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio (no início da Andradas) foram tomadas de garrafas e copos plásticos.
(
Correio do Povo, 02/01/2008)