A governadora Yeda Crusius, juntamente com o secretário da Irrigação, Rogério Porto, assinou, nesta sexta-feira (28/12), termo de compromisso para liberação de verbas federais destinadas à construção das barragens nos rios Taquarembó e Jaguari. O total de recursos para as obras chega a R$ 100 milhões e é o maior investimento já realizado em barragens pelo governo federal em todos os tempos.
A barragem de Taquarembó está localizada na divisa de Dom Pedrito com Lavras do Sul e a de Jaguari, em Lavras do Sul com São Gabriel. De acordo com o secretário Rogério Porto, as barragens serão utilizadas para abastecimento público, para controle de cheias e irrigação, além de lazer. "As populações dessas regiões serão beneficiadas com as barragens, porque além da utilidade prática, de abastecimento e irrigação das lavouras, haverá espaço também para atividades de lazer, o que praticamente inexiste nos municípios que serão abastecidos", observou o secretário.
O repasse das verbas por parte do governo federal deverá se - em um primeiro momento -de R$ 50 milhões. Em contrapartida o governo do Estado entrará com 15% do investimento total. Em março próximo, um novo termo de compromisso deverá ser assinado, desta vez para a liberação de recursos para a construção dos canais de distribuição da água, o que significa um total de R% 100 milhões.
De acordo com o secretário da Irrigação, com a liberação das verbas para a construção das barragens de Taquarembó e Jaguari, o governo federal está compensando a situação em que se encontrava o Estado. "O Rio Grande do Sul possui 55% da sua área irrigada, entretanto, nos últimos sete anos, recebeu apenas 0,07% dos investimentos federais realizado em todo o País", observou Porto. "Agora o governo federal começa a corrigir essa posição com esses investimentos que, esperamos, que se ampliem progressivamente", acrescentou.
(Ascom Governo do Estado do RS, 30/12/2007)