Uma mulher de 36 anos se transformou, na segunda-feira (31), na terceira vítima da gripe aviária em menos de uma semana no Egito, informou nesta segunda a agência de notícias oficial 'Mena'. O porta-voz do Ministério da Saúde, Abderrahman Shahin, citado pela agência, anunciou que uma mulher, identificada como Ferdous Mohammed Haddad, faleceu de manhã devido às complicações derivadas pela gripe aviária.
Os exames realizados em um laboratório confirmaram que a mulher, originária de Menufiya, no norte do país, morreu devido ao vírus da gripe aviária. Esta é a 18ª vítima da doença desde que foi detectada no Egito, em fevereiro de 2006. Ferdous Mohammed foi internada em um hospital no sábado com febre alta e problemas respiratórios. É a terceira mulher que morre em menos de uma semana no Egito devido ao vírus da gripe aviária, depois que uma jovem morreu na terça-feira pelo mesmo motivo, com a morte de outra dois dias depois.
Nas áreas rurais do país, apesar das recomendações e proibições, as famílias continuam com a criação de aves ao ar livre ou dentro das casas. Após a detecção do vírus no Egito, em fevereiro em 2006, as autoridades sacrificaram cerca de 12 milhões de aves de granja para combater sua propagação.
(Ambiente Brasil, 01/01/2008)